outro dia o Miguel saiu-se com esta:
- mãe vais morrer?
quando me deparo com perguntas deste género, a minha cabeça tem apenas uns 5 segundos para pensar o que responder e então eis que surge uma resposta (não sei se a melhor, mas penso que a mais lógica para a idade dele)
- só daqui a muitos muitos anos quando já todos formos velhinhos.
penso que a morte é daqueles temas dificeis de falar com as crianças, ainda por cima ainda tão pequenino... é normal que já tenha ouvido falar na morte, e também é normal que pergunte. depois da minha resposta ele não disse nada, apenas calou. se bem o conheço, até pode ter ficado convencido mas ainda vai abordar muitas mais vezes este tema... e a minha resposta será sempre a mesma.
e pensar que esta (e outras tantas perguntas) ainda são as primeiras de muitas, e isto ainda é o iniciio daquela fase da descoberta, dos porquês que vai para lá dos 6 anos de idade... e é mesmo assim, eles têm de descobrir o mundo de alguma forma... e está no seu direito perguntar a quem já sabe mais... mas que por vezes ainda engole a seco e respira fundo com determinada pergunta...
- mãe vais morrer?
quando me deparo com perguntas deste género, a minha cabeça tem apenas uns 5 segundos para pensar o que responder e então eis que surge uma resposta (não sei se a melhor, mas penso que a mais lógica para a idade dele)
- só daqui a muitos muitos anos quando já todos formos velhinhos.
penso que a morte é daqueles temas dificeis de falar com as crianças, ainda por cima ainda tão pequenino... é normal que já tenha ouvido falar na morte, e também é normal que pergunte. depois da minha resposta ele não disse nada, apenas calou. se bem o conheço, até pode ter ficado convencido mas ainda vai abordar muitas mais vezes este tema... e a minha resposta será sempre a mesma.
e pensar que esta (e outras tantas perguntas) ainda são as primeiras de muitas, e isto ainda é o iniciio daquela fase da descoberta, dos porquês que vai para lá dos 6 anos de idade... e é mesmo assim, eles têm de descobrir o mundo de alguma forma... e está no seu direito perguntar a quem já sabe mais... mas que por vezes ainda engole a seco e respira fundo com determinada pergunta...

8 comentários:
Bem vinda a este mundinho!!!
Espero em breve estar a dar a noticia da tua gravidez no BabyBlogs!!!
Beijocas ENORMES
Perguntinhas dificeis! Mas é importante responder-lhes, nunca lhes esconder a verdade mas fazer como fizeste, contar-lhe de acordo com a sua idade, de maneira que as suas cabecinhas entendam.
Gostei da resposta que deste. Acho que a vou adoptar quando um dia a minha Bia me fizer a mesma pergunta!
Beijinhos
A minha Camila é praticamente da idade do teu Miguel mas acho que ainda não faz ideia do que é a morte. Quando eles se saem com perguntas dessas, é realmente difícil saber o q responder. Mentir, dizer a verdade ou pintar a verdade com cores suaves?! Grande dilema!
Esta fase de descoberta por vezes deixa-nos mesmo de boca aberta com as perguntas que eles fazem :)
Beijossss
Por vezes fazem perguntas mesmo difíceis de responder. Ainda há tempos a minha afilhada (12 anos) foi erguntar à mãe o que era um orgasmo. A mãe respobndeu (porque têm uma relação muito aberta em que falam de tudo) e ela perguntou-lhe: tu também tens?. O mesmo se passando com a pergunta ao que era um felácio (mas em calão), um cuninlingus (também em calão) e sexo anal. E perguntou sempre: também fazes mãe? São perguntas [fáceis] com respostas complicadas.
Joquinhas
Sofia
Gostei da tua resposta, mas não te preocupes muito porque a morte para ele ainda não significa o mesmo do que para nós. Ainda não tem a carga do definitivo (lembro-me da minha sobrinha com 3 anos, uma semana depois da morte do avô, ter perguntado: 'e o avô? também lá vai estar em casa?', ao que a mãe respondeu com todo o cuidado 'não filha. o avô morreu, foi para o céu'; ao que a rapariga respondeu: 'Outra vez?!?! Ai que chato...'. E continuou na vidinha dela.)
...é curioso como tão pequenos tem saídas cada vez mais impressionantes. Não me parece que nós com a sua idade tivessemos semelhantes perguntas ;) Vim aqui parar através da Mamuska, e também eu tenho um filhote que faz 3 anos em Abril. Quando quiseres passa pelo nosso cantinho! Beijinhos
Enviar um comentário