terça-feira, fevereiro 27, 2007

As andorinhas

E juraria, que hoje vi uma a esvoaçar por cima de mim. Seria?
Estes dias de quase primavera deixam-me nostálgica. Há quatro anos atrás, quando chegaram as andorinhas, sabia que com elas chegaria também algo de especial para mim, a maternidade. E qual cegonha qual quê!
Achei que o amor iria nascer em Março, devido às tantas complicações durante a gravidez, mas aguentou-se tanto, que nasceu em Abril, a 17 de Abril, quem diria. Ainda assim, magro, tão pequeno. 2700 gramas e 47 centimetros de um serzinho desabrochado...de mim. Céus, como foi bom, como é bom!
Só agora, me mentalizo, ainda que me contrariando, que não é mais um bebé. Só agora. Porque já não posso, de modo algum, dizer o contrário. Ele próprio, faz questão de me lembrar, todos os dias, que "não sou bebé, mãe!". Cresceu, muito, com a vinda da irmã. Tanto. É um menino. Não é mais um bebé.
O tempo corre, frenéticamente, e tal como é bom vê-lo crescer com ele, é doloroso vê-lo "fugir" de mim.
Mas ainda bem!

domingo, fevereiro 25, 2007

Ele

vai fazer 4 anos. E parece-me ainda tão perto, aquele momento, em que o ouvi chorar, e, depois, lhe toquei ao de leve num braço, deslizei para a mão, e agarrei-lhe os dedos... mínusculos. Beijei-o, na testa, e exclamei baixinho, o primeiro "amo-te" de muitos.
Mas já passaram quase 4 anos.
O tempo corre... e ele corre com ele... e eu? Vislumbro este milagre, o meu milagre.

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Novidades...

...sei lá, tantas.
Faltou-me mesmo a vontade de andar por aqui. A única coisa que me dava piada fazer no blog, era mudar-lhe o template, e depois perdia a vontade de escrever. Enfim...
Os primeiros tempos com a C. foram muito díficeis. Ela ao ínicio era uma bebé calma, não acordava muito à noite e só chorava com fome e frio (muda de fralda). Mas mudou radicalmente... eu bem me parecia. É que sempre ouvi dizer que não há dois filhos iguais e ela estava a ser exactamente igual ao M., que foi um bebé super calmo. E eu que me tinha mentalizado a gravidez toda, que esta ia ser um furacãozito. Só que ela ao ínicio enganou-nos... Ganda partida que nos pregou!
Tenho saudades de dormir uma noite inteira. Já dei comigo a chorar por ter tanto sono. À minha volta preocupam-se todos com uma DPP... não há razões para isso, não há cá nenhuma DPP... isto é mesmo só cansaço e esgotamento, isso sim. DPP, para já, ainda não, e dispenso. Mas irrita-me que todos teimem que estou com DPP, caramba! Será que uma mãe não tem o direito de ficar cansada? Aliás, quase todas as mães o ficam, e nem por isso tem de ser uma DPP...
Eu quando e se ficar com uma, saberei...
Mas é uma criança adorável. Muito sorridente, e já dá gargalhadas. É sóciavel, gosta que lhe falem e responde sempre (errr baaa daaa brrrr).

O M., só tempos depois dela nascer, demonstrou a sua reacção. Pediu novamente leite no biberao, aliás, ele pede tudo no biberão, leite, chá, água, sumo...
Achei que fosse pedir a chucha mas não. Talvez fosse exagero meu, deixou-a com 2 anos e 8 meses.
Faz muitas mais birras, tudo normal.
É muito amigo dela e está sempre de volta dela, costumo dizer que está sempre a "amassa-la" porque é mesmo, que sempre estar ao pé, tocar, pegar, apertar as bochechas, beijar, abraçar, ás vezes mais bruscamente... tenho de ter algum controle nisso, mas gosto de ver, é o amor de manos, tão lindo!!
Quando a C. nasceu senti-me completa. Achei que não ia querer mais filhos. Eu sempre disse "dois ou três"... mas agora com dois, senti-me bem. Um menino, uma menina, um casalinho, parece-me bem.
Mas há uns dias tem-me dado vontade de ter outro. E pior, ando com umas ideias assim para o malucas... tipo, engravidar já! Preciso que me digam bastantes vezes que a C. ainda só tem 3 meses. Vale-me o pai desta casa que sempre tem mais juizo que eu.
Mas não está de parte, a ideia de um 3º. Até porque eu sempre quis ter filhos com menos de 2 anos de idade, mas demoro muito a engravidar, e por isso não consegui... eles têm 3 anos e meio de diferença...
Quem me conhece e sabe aquilo que tenho passado, devido às más noites que a C. dá, se estivesse a ler isto que escrevi, não ia acreditar que sou eu.
Realmente preciso mesmo de mais más noites, para tirar esta ideia da cabeça!
E depois volto com mais coisas, que isto de querer escrever tudo no mesmo post não dá!
Inté

E agora sim

VOLTÁMOS!

sábado, dezembro 23, 2006

Feliz Natal!

(voltaremos em breve!)

segunda-feira, novembro 20, 2006

Até já

Estamos bem! A camila é linda, não dá muito trabalho, tem é tido muitas cólicas.
Eu perdi um pouco o interesse de escrever no blog. Estou um pouco cansada psicologicamente. Vou dar um tempo, volto em breve.

**

domingo, outubro 29, 2006

CAMILA

Nasceu hoje à 1h47m da madrugada com 3640kgr e 50cm!

E é linda, linda, linda!

A tia-prima babada

terça-feira, outubro 24, 2006

Só para dizer

que ainda ando por aqui barriguda e cansada.
Sem vontade de escrever, talvez quando ela nascer a vontade de manter este blog actualizado volte.
Qualquer novidade será aqui publicada :)

segunda-feira, outubro 09, 2006

De volta!

Dois meses sem aqui vir. Entretanto muita coisa aconteceu. Fomos de férias, mudámos de casa, construimos os quartos dos pirralhos, e a internet só agora chegou.
Eu ainda cá ando barriguda, está quase quase. O M. está fantástico. Estou a adorar esta fase... se eu disse, aos dois anos dele, que adorava aquela fase, agora adoro ainda mais. Em cada cinco minutos sai um "porquê"... as coisas que eu já respondi, as histórias que já inventei. Esta idade da descoberta é mesmo maravilhosa. Está meiguinho, meiguinho. Ele não era nada assim.
Está apegado a mim como nunca, qual super cola três!
A Camila tem cada vez menos espaço para "nadar"... estou ansiosa que o dia chegue.
Muitas outras novidades, entretanto vou escrevendo...

segunda-feira, agosto 07, 2006

Voltou!...

A minha mãe apanhou uma valente gripe pelo que tiveram de voltar mais cedo do Alentejo.
Eu claro, adorei (pelo regresso dele, claro, e não pela gripe da minha mãezinha), o reencontro. Abraçou-me muito, olhou para a minha barriga e disse:

- Tá gande!

:D

domingo, agosto 06, 2006

Uma questão de nome

Não me baseei nos significados para a sua escolha, mas fiquei curiosa e fui ver. Gostei.

Miguel
Hebraico: "aquele parecido com Deus". Miguel tem uma grande capacidade de trabalho e uma grande perseverança para atingir os seus objectivos. É muito racional e gosta de experimentar para saber mais sobre as coisas. Na vida afectiva é muito apaixonado mas a companheira tem que saber inovar senão ele cansa-se.

Este nome foi bem aceite por toda a família. Na altura a avó paterna ficou desiludida pois queria que o neto tivesse o nome do avô - João - falecido no mesmo ano em que eu engravidei do Miguel. Eu gostava de Miguel e o Miguel já tinha este nome muito antes de eu engravidar, muito antes de eu saber que era um menino e não me apeteceu trocar, por isso fiz a vontade á avó de outra forma, coloquei João como 2º nome. Miguel João, assim se chama o meu pequeno.

Camila
Significa mensageira e associa-se a uma jovem e linda criada que servia os participantes da cerimónias pagãs. Indica uma pessoa que é competente porque executa as suas tarefas com amor. Com grande senso de observação e justiça, sabe sempre ver os dois lados da situação.


Este nome ao contrário de Miguel foi muito mal aceite por alguns familiares. Exceptuando algumas tias, mais ninguém gostou. A avó odiou, queria que a neta tivesse o nome dela - Luísa. Ora bem, não vamos exagerar... Está mais que decidido que eu não vou pôr Luísa à minha filha. Camila Luísa está completamente fora de questão! A avó ficou furiosa. É que eu não foi triste, foi furiosa mesmo. E porque isto e porque aquilo, e porque gostava. Achei por bem, não me importei nada, de colocar João como segundo nome ao Miguel, em homenagem ao seu avô, tudo bem. Agora que eu tenha de pôr o nome da avó à minha filha, já é outra história. Por várias razões.
E, agora tem sido uma constante insistência, e porque Camila é feio, e que ao menos ponham outro nome, e blá blá blá.
Já me fartei, já me cansei, já estive quase a explodir. Ultimamente não ligo minimamente. A minha filha vai chamar-se Camila, e ponto final.

sábado, agosto 05, 2006

O meu pequeno grande bebé

Acabou o primeiro ano de escolinha do M. Quando entrou para a creche, tinha 2 anos e meio. É agora finalista da creche, vai entrar para a pré! Parece impossível.
O meu bebé de cabelos doirados, é cada vez menos bebé, é cada vez mais menino.

Parece que foi ontem. Pequenino, quase careca, dois quilos e meio de gente.
Gosto dos Verões... desde há 3 anos para cá que os Verões me cheiram sempre a maternidade. O M. nasceu em Abril e os primeiros meses de descobrimentos, apanharam o Verão. Esta época, este calor, trazem-me sempre o cheiro, a emoção, a nostalgia, a memória, da maternidade na minha vida. De quando fui mãe. De quando comecei a aprender.

Sempre me imaginei mãe de uma menina. Quando engravidei pela primeira vez - sem querer - pressenti logo, que seria uma menina.
Confirmou-se tempos mais tarde. Depois, o aborto às 17 semanas. Perdi o bebé que tinha na barriga, perdi a minha menina, perdi a Ritinha.

A vontade tornou-se maior, engravidei de novo 2 meses depois. Naturalmente, queria uma menina. Mas desde o ínicio que pressentia o contrário - um rapaz.
Quando soube, não me surpreendi, não fiquei triste, nem desiludida, fiquei imensamente feliz!

Hoje percebo que o M. tinha mesmo de ser meu filho. Adoro ser mãe de um menino, ele é muito mais ligado a mim do que ao pai. É o tal Complexo de Édipo

Eu confesso que me custa imenso aceitar que ele é um menino e não um bebé. Custa-me. Sou mãe-galinha e sinto-o cada vez mais a sair debaixo das minhas asas - há 3 dias que foi para o Alentejo com os Avós.

Há 3 dias que não durmo direito. Que lhes ligo 4 a 5 vezes por dia. Que choro de saudades. Que contos os dias para o regresso.

Mas é assim, ele cresceu, ele torna-se independente a cada dia que passa e isso é bom!

Vai, meu querido. O mundo é todo teu!



segunda-feira, julho 24, 2006

eu até tinha muita coisa para escrever

Principalmente registos do Miguel que não queria deixar passar, mas... só me ocorre dizer:

enjoos ás 25 semanas???

Socorro!

quinta-feira, julho 06, 2006

O que é que acontece quando a nossa cor preferida é o rosa, e estamos grávidas de uma menina?

Todas as peças de roupa passam pelo rosa.
Até agora, ainda não comprei uma ÚNICA peça de roupa para ela que não tivesse, nem que seja um centímetro de rosa.
Não, a míuda também não vai andar sempre de rosa! Só que como vou aproveitar montes de roupa do Miguel, digámos que é quase tudo azul.
Daí que me vire só para o rosa..até ver!

terça-feira, julho 04, 2006

Birras

por tudo e por nada... ai Miguel!!!

Etiquetas