segunda-feira, fevereiro 06, 2006

tempo

nunca em toda a minha vida tinha visto o tempo passar tão depressa. até a gravidez, para mim, passou a correr (bom, os últimos meses mais lentamente mas é normal). mas não tanto como o tempo tem corrido desde que ele nasceu.
aquela fase da fragilidade de recém-nascido dura dias, em pouco mais de um mês já não tem aquele aspecto de bebé 100% indefeso, pequenino, sensível, com os olhos meio abertos, meio fechados. esta fase é a mais pequena, até agora, depressa sentimos saudades daquele serzinho acabado de sair da barriga. depois vem a fase das descobertas, das coisas novas, do comer sólidos, dobrar o riso, bater palminhas... fase díficil essa, para nós. dificuldade em adaptar-se a papas e sopas foi algo terrível. chegámos ao ponto de dar a sopa pelo biberão. aquela imbirração dele com a colher deu-nos dores de cabeça... mas passou.
depois a fase do gatinhar, levantar sozinho apoiado... esta fase foi o alerta vermelho de que tinhamos em casa um belo terrorista. ganhou o vicio de levantar-se apoiado em mesas, sofás, cadeiras, e atirando tudo ao chão. gatinhava a 1000 à hora, parecia ter rodas nas mãos e nos joelhos!
como gatinhou aos 10 meses, esta fase durou pouco tempo, aos 12 ele já andava.
tinha passado UM ano e eu nem queria acreditar. o tempo passou rápido demais! havia a sensação de que falatava ainda ver mais coisas, mais descobertas, o tempo passou, sem dúvida alguma, rápido demais.
o mesmo acontece do 1º ao 2º ano, mas confesso que não tão rápidamente, talvez, por haverem mais descobertas ainda. a descoberta das palavras, é infinita. todos os dias poderiamos contar com algo novo, falador que ele era (e é)!
mais um passo para a indepêndencia: deixar as fraldas. deixou-as em Março a um mês de fazer 2 anos. muitos xixis no chão, nas paredes, e na cama. muitas idas ao bacio que o deixavam irritado! muitas palmas quando lá deixava "qualquer coisa".
estava a completar DOIS ANOS. não pode ser! é muito em tão pouco, cresceu rápido!
onde estava o meu bebé?
o meu bebé agora come sozinho, faz xixi e cocó sozinho, fala pelos cotovêlos, gosta da liberdade e mostra a necessidade da indepêndencia.
é meiguinho e gosta de beijinhos e abraços, dar e receber. ainda gosta de adormecer no meu colo sobre o meu peito, a mexer nos meus cabelos. ainda bem! ainda bem que ainda tenho um bocadinho do meu bebé...
esta fase, dos dois anos para cima, até agora é, para mim, a melhor de todas! simplesmente porque pela primeira vez estou a sentir o tempo a passar mais devagar... talvez porque ele já não cresça tão rapidamente... não sei porquê, mas mesmo assim ele vai descobrindo mais de dia para dia, mesmo assim eu noto que cresce, mesmo assim eu vejo-o ficar homenzinho, mas mesmo assim, eu estou a gostar desta fase (também gostei das outras, claro, simplesmente sinto que esta dá para aproveitar bem)!
o tempo agora parece andar mais devagar... e ainda bem.


digam-me, com o 2º filho também é assim? o tempo também passa a correr?

4 comentários:

Smas disse...

Concordo inteiramente com tudo o que dizes!
E lamento informar que o segundo filho ainda cresce mais rápido, talvez por querer fazer o que o mais velho faz...ou por termos de repartir a atenção...
Bjs

sonia disse...

Entendo, e penso que dever se mesmo assim, vendo pelas minhas sobrinhas notei o mesmo, sinto saudades de as ter ao colo, de as ver crescer e fazer coisas novas. Mas ao mesmo tempo, agora mostram-me que crescem de outras formas.

Beijinhos

Mamã artesã disse...

Aproveita cada bocadinho que estás com ele porque o tempo, de facto, passa a correr. A minha afilhada deixou de ser a nossa bébé mutio cedo: aos 9 meses andou pela primeira vez; aos 22 meses largou as fraldas sozinha; com 2 aninhos já decorava números de telemóvel e fazia chamadas sozinha (até chegou a ligar o fio do telefone à parede porque o mesmo estava mudo).
Espero que o meu piolho não cresça assim tão depressa.
Joquinhas
Sofia

Mamuska disse...

Acho que todas as mamãs sentem isso. Eles crescem de dia para dia e parece sempre que o tempo voou.
Pelo que já li...acho que o segundo filho ainda vai crescer mais depressa.
Beijoss

Etiquetas