domingo, janeiro 29, 2006

continuação

disse que escrevia um post a falar da dificuldade que estou a ter em engravidar novamente.
em novembro de 2004, portanto há sensivelmente um ano, descobri que tinha um mioma no útero já grandinho.
marquei de imediato uma cirurgia mas soube, através de umas pesquisas na internet que este tipo de cirurgias podem levar á esterilidade, durante a cirurgia pode ser necessário retirar tudo, nunca se sabe o que vai acontecer na operação, e há sempre o risco de ter que tirar tudo.
não quis arriscar pois apesar de já ter um filho gostava de ter pelo menos mais um... então tive de recorrer a uma embolização, mas como neste país isso ainda não é possível (apenas num hospital particular Francês situado em Lisboa, salvo erro...), fui fazer a França, onde tenho familiares e inclusivé tenho uma familiar que é médica no hospital onde se faz este tipo de tratamento.
a embolização consiste em na introdução de um pequeno tubo plástico de 2 milímetros denominado cateter na artéria que passa pela virilha até atingir as artérias que conduzem ao mioma... são injetadas pequenas partículas plásticas que impedem a passagem de sangue para o mioma, isto fará com que ele páre de crescer e encolha até desaparecer.
felizmente correu tudo bem. é um processo doloroso pois causa muitas dores nos dias seguintes e algumas hemorregias mas nem de longe se deve comparar a uma cirurgia que deve ser muito pior.
depois de fazer este tratamento é possivel engravidar, convém é que a pessoas seja vista regularmente para ver se o mioma está a diminuir. normalmente o tempo de espera até poder tentar engravidar são 6 a 9 meses. depois de fazer exames o meu médico disse que estava tudo perfeito, o mioma diminuiu bastante e o meu útero estava pronto para receber um bebé...
acontece que até agora nada... tento há 9 meses e nada. de salientar que nas anteriores gravidezes demorei 1 a 2 meses até conseguir engravidar... por isso para mim esta espera está a deixar-me ansiosa e anseio o pior... já fui até a vários médicos e todos dizem o mesmo, estou óptima, o mioma já era, estou novinha em folha, mas este segundo bebé tão desejado tarda em chegar.
vejo o Miguel crescer e a chegada de um mano ou mana, que ele tanto quer a ser adiada... gostava de poder dar-lhe um irmão com ele ainda pequenino, para poder aproveita-lo bem, para brincarem juntos... tudo o que sempre sonhei foi ter filhos com 2 anos de diferença de idade... mas o destino está-me a trair, é mesmo assim... cá vou aguardando e ter sempre esperança de ainda vir a gerar uma vida...

3 comentários:

Mamã artesã disse...

Eu sei que não deve ser fácil não pensar no assunto quando se quer muito um bébé. Mas tenta abster-te desse assunto. Deixei de tomar a pílula no início de Junho, após uma consulta na ginecologista. Ela mandou-me estar 2 ciclos sem tentar engravidar mas disse-me logo que levaria cerca dum ano até conseguir. Em Agosto deixámos de ter qualquer cuidado mas só em Setembro comecei a verificar quando ovulava e, em Outubro engravidei. Mesmo com todas as contas feitas, não estava muito convicta de que iria engravidar logo, até porque a minha cabeça estava uma confusão: queria um filho mas não me sentia preparada para tal responsabilidade (como ainda não sinto). Acho que consegui engravidar mais rápido porque não pensava no assunto a anão ser quando estava a chegar a altura de me aparecer o período. Porque não tentas fazer o mesmo?
Desculpa o testamento.
Joquinhas
Sofia

Susana Oliveira disse...

Bem vinda a este mundo fantastico de glogs.
Espero que rapidamente consigas engravidar.
Beijos e felicidades

Jolie disse...

Vais ver que quando menos esperares tens aí o maninho (ou maninha) para o Miguel!

Foi o que aconteceu comigo da gravidez da Joana.

Um beijinho

Etiquetas