quarta-feira, fevereiro 08, 2006

perguntas complicadas II

infelizmente, a minha avó e bisavó do Miguel faleceu hoje.
pela primeira vez na vida do Miguel, alguém que lhe é próximo morre...ora então cá está outra vez o assunto da morte.
começo por dizer-lhe que a avózinha foi embora, para o céu. -a vó morreu? -sim, foi para o céu. insisto. -e quando volta?
foi aqui que percebi que afinal ele não tem bem a noção deste tema. que não tem a noção de que a pessoa que morre, não volta mais. então disse-lhe, que ela para aqui não volta, mas que um dia mais tarde vamos nós ter com ela ao céu.
tenho noção de que estas questões confundem a cabeça de um menino de dois anos e nove meses, mas também não acho que o mais correcto seja fugir ao assunto e não responder. é pequenino demais para perceber que quando alguém morre já não volta mais, já não vai ver mais.
normalmente ele não insiste no mesmo assunto, contenta-se bem só com uma resposta, por enquanto...sei que quanto mais cresce mais perguntas vai fazer e nem sempre a primeira resposta o vai convencer.

2 comentários:

Mamã artesã disse...

Também acho que a melhor forma de explicar o que é a morte a uma criança tão pequenina é mesmo dizendo-lhe que a pessoa que morreu foi para o céu e que está lá em cima a olhar por nós e à nossa espera.
Joquinhas
Sofia

Jolie disse...

Um beijo...

Etiquetas